A Constroeste oferece soluções completas e integradas para a gestão ambiental, garantindo eficiência operacional, segurança e compromisso com a preservação do meio ambiente. Entre nossas principais atividades, destacam-se:
Cabe ressaltar que todo o resíduo coletado na cidade de São Paulo pelos serviços indivisíveis é encaminhado à local ambientalmente adequado e devidamente licenciado, de acordo com sua tipologia, e respeitando os princípios da Política Nacional dos Resíduos Sólidos: não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos sólidos, bem como disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
14.940 ruas atendidas mensalmente — serviços contemplados nesta estimativa: bueiros, mutirão, grandes objetos, varrição manual e varrição mecanizada.
(Serviços considerados para o cálculo: bueiros, mutirão, grandes objetos, lavagem de monumentos, núcleos habitacionais, varrição manual, varrição mecanizada, varrição feiras-livres)
Total geral (Km/mês): 42.085,1 km (estimativa)
Os serviços de lavagem especial de escadarias, passarelas, calçadas, equipamentos e logradouros públicos, são executados com equipamentos de lavagem a quente e à alta pressão, com utilização de água de reuso, detergentes e desinfetantes adequados, desodorizador e outros produtos necessários, esfrega e enxágue do pavimento, realizado no período diurno e noturno.
Os serviços, aplicados às obras de arte, visam a melhor maneira de execução da limpeza destes, em função de seu estado de conservação, através de lavagem, desencardimento, remoção de sujidades aplicadas pelas intempéries e características do local, pichações, colas, panfletos, etiquetas e etc.
Os serviços são constituídos de lavagem com utilização de máquinas, com total controle de vazão, temperatura e pressão do jato de água, com detergentes neutros e biodegradáveis de modo a não descaracterizar a superfície do monumento. Caso necessário, são utilizadas escovas de cerdas naturais e macias, para lavagem manual, de modo que o monumento seja considerado limpo.
Após todo o trabalho de limpeza, as obras em concreto, bronze ou em petibronze-liga de alumínio e estanho, além de obras de ferro, são submetidas a um processo de proteção, de acordo com o seu material de constituição.
Este procedimento, é realizada em parceria técnicos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) um órgão da Secretaria Municipal de Cultura, que é responsável por formular e executar a política municipal de preservação do patrimônio cultural da cidade de São Paulo.
BT - Andando - Monumento a Sao Paulo
Praça Vinicius de Moraes
BT - Beato Ludovico Pavoni
Praça Beato Padre Ludovico Pavoni
BT - Biquinha da Vila Indiana
Avenida Corifeu de Azevedo Marques (cruzamento com rua Boturoca em frente ao nº 35)
BT - Carlos Drummond de Andrade
Praça Poeta Drummond de Andrade
BT - Estrela Cadente
Praça Rotary Club de Sao Paulo - Butanta
BT - Família
Praça da Família
BT - Impressoes Paulistanas
Praça Deputado Afrânio de Oliveira
BT - Marco Rodoviário
Avenida Professor Francisco Morato, 5135
BT - Monumento a Ramos de Azevedo
Cidade Universitária – Praça Ramos de Azevedo
BT - Nostalgia
Praça Professor Cardim
BT - Praça Comunidade da Villa de Arouca
Praça Comunidade da Villa de Arouca
BT - Praça Uirapuru
Praça Uirapuru
BT - Semear
Praça Klaus Walter Zulauf
CL - Sem Título
Parque Burle Marx
CL - Ex-Libris
Praça João Tadeu Priolli
SA - Aurora
Praça Coronel Lisboa
SA - Barbeiro Anedes
Praça Marcos Manzini
SA - Borba Gato
Praça Augusto Tortorello de Araújo
SA - Cruz de Anchieta
Praça Santa Cruz
SA - Homenagem às Artes
Avenida Adolfo Pinheiro n° 765
SA - Iguatinda (Fragmento do Monumento a Paulo Eiró)
Praça Marcos Manzini (interior da Biblioteca Prestes Maia)
SA - Luís Eduardo Magalhaes
Viaduto Deputado Luís Eduardo Magalhaes
SA - Monumento a Paulo Eiró
Praça Marechal Floriano Peixoto
SA - Nossa Senhora de Fatima
Praça Engenheiro Mário Ricci
SA - Pedras em Homenagem a Friedrich Naumann
Praça Friedrich Naumann
SA - Praça Hussam Eddine Hariri
Praça Hussam Eddine Hariri
SA - Romeiros de Pirapora
Praça Francisco Ferreira Lopes
SA - Sao Paulo Apóstolo
Largo Los Andes
SA - Tenente Coronel Carlos da Silva Araújo
Praça Marechal Floriano Peixoto
Compreende a varrição de todos os resíduos soltos nas vias, calçadões, sarjetas e calçadas, bem como seu acondicionamento em sacos plásticos para posterior coleta.
Conforme o artigo 154 da Lei 13.478/2002, que dispõe o Sistema de Limpeza Urbana do Município de São Paulo, a varrição de sua própria calçada, deverá ser realizada pelo responsável do imóvel, de forma a mantê-lo limpo.
Os serviços de varrição mecanizada de vias e logradouros públicos caracterizam‐se pela limpeza e remoção dos resíduos depositados ao longo das vias públicas utilizando-se equipamentos motorizados para recolher resíduos de vias e logradouros públicos, através da utilização de máquinas com escovas rotativas e sistemas de aspiração para limpar e coletar detritos.
Os serviços de varrição mecanizada são executados em vias consideradas corredores de trânsito, avenidas, vias expressas, marginais, pontes, além de outras que apresentem visíveis riscos de acidentes contra a integridade física do varredor e da equipe, tais como: túneis, viadutos etc., ou seja onde a varrição manual exporia os varredores a alto nível de risco.
Os serviços compreendem a operação de lavagem e desinfecção das vias públicas pós feiras‐livres oficiais, além das vias adjacentes até 30m (trinta metros) da feira-livre, de modo a deixar o pavimento e passeio público livres de sujeiras ou qualquer outro tipo de resíduo, bem como isento de odores desagradáveis. Para estes serviços é utilizado água de reuso com características compatíveis com os serviços a serem executados e desinfetante, além do apoio de grades de proteção para as bocas de lobo (quando houver), impedindo que os resíduos da lavagem entrem nas mesmas.
Este serviço também compreende a separação de Frutas, Legumes e Verduras (FLV), que são destinados para os pátios de compostagem da capital.
Os serviços compreendem a limpeza e desobstrução manual e automatizada dos bueiros, bocas de lobo e bocas de leão, garantindo o perfeito funcionamento deles. São considerados os sistemas de drenagem das várias regiões da cidade.
Regido pela PORTARIA PREFEITO – PREF Nº 1.123 de 23 de agosto de 2021, o Plano Preventivo de Chuvas de Verão (PPCV) é um conjunto de ações e medidas adotadas pela Prefeitura de São Paulo para reduzir os riscos e minimizar os impactos das chuvas intensas na cidade durante a estação. O plano envolve ações de prevenção, como limpeza de córregos e bueiros, monitoramento meteorológico e alertas à população, além de medidas de resposta a emergências, como o atendimento a desabrigados e a recuperação de áreas afetadas, tendo seu período de vigência compreendido entre 1º de setembro e 31 de março do ano subsequente.
Serviço de varrição de todos os resíduos soltos nas praças, bem como seu acondicionamento em sacos plásticos e posterior coleta, sempre em consonância com Supervisão Técnica de Limpeza Pública da Subprefeitura na qual aquelas se localizam.
A equipe de mutirão de serviços inclui os 04 (quatro) serviços detalhados abaixo:
Que compreendem a capina do mato, grama e vegetação rasteira de sarjetas, calçada, calçadões, pontos e abrigos de ônibus, outros mobiliários urbanos nos passeios públicos, canteiros laterais, passarelas, passagens subterrâneas, escadarias, passeios públicos de áreas comerciais, túneis, pontes, viadutos e vias pertencentes à rede viária estrutural, com remoção de resíduos e transporte para a destinação final
Que compreende a raspagem e a remoção da terra, areia e quaisquer materiais carregados pelas águas pluviais para as ruas e logradouros públicos pavimentados;
Os serviços compreendem as atividades necessárias para executar a pintura do meio fio, postes, muros e afins, de forma manual com aplicação de tinta à base de cal ou similar.
*O meio fio de passeios tombados pelo patrimônio histórico não é pintado.
Todo e qualquer tipo de propaganda ou veículo publicitário, como faixas, cartazes, estandartes, ou qualquer coisa que se caracterize como tal, afixados sem autorização expressa da Prefeitura de São Paulo em postes ou outro tipo de mobília urbana, são devidamente removidos do local no qual se encontram, em conformidade com a Lei Cidade Limpa (Lei nº 14.223, de 26 de setembro de 2006).
Conhecida por “Operação Cata-Bagulho”, o serviço consiste na coleta programada de materiais volumosos inservíveis como entulhos devidamente ensacados pelo munícipe em até 5 (cinco) sacos de 50 (cinquenta) litros, outros grandes objetos como móveis, colchões… etc, ou todo tipo de material inservível ao munícipe oferecido de forma gratuita, pelo menos uma vez ao mês.
Consulte aqui a programação para a sua rua.
A limpeza das áreas externas e internas de núcleos habitacionais compreende a varrição e remoção de materiais diversos acumulados nos locais de passagem existentes, bem como outros serviços complementares tais como capina, roçada, retirada de entulho, raspagem de terra, remoção de grandes objetos e de animais mortos.
Prioritariamente os serviços de limpeza são executados nas vias principais dos assentamentos urbanos informais, como também nos pontos de maior geração e acúmulo de resíduos, como escolas, postos de saúde, proporcionando o bem‐estar da população ali residente e melhoria nas condições de integridade física e principalmente de saúde, diminuindo a poluição, assim como a proliferação de vetores que causam doenças.
Os serviços compreendem as operações de serviço de coleta dos resíduos orgânicos disponibilizados pelos feirantes, acondicionados em sacos plásticos na cor marrom conforme RESOLUÇÃO CONAMA nº 275/01, devidamente identificados como exclusivos para resíduos orgânicos, e destinados de forma ambientalmente adequada.
Os serviços de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos de varrição compreendem o recolhimento regular de todos os resíduos de varrição e classe II-A, decorrentes da execução dos serviços, devidamente acondicionados, utilizando-se de veículos coletores projetados para compactar de maneira eficiente o resíduo coletado, otimizando o transporte e a destinação final dos materiais.
Neste serviço, temos dois tipos de equipe:
Equipe Tipo I: A Equipe de Asseio em locais com população em situação de rua – Tipo I, realiza os serviços em locais específicos, em cada subprefeitura com total coordenação com a Guarda Municipal e apoio do serviço da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), garantindo uma limpeza e lavagem rápida e eficiente nos locais com grande concentração de população em situação de rua e acúmulo de resíduos variados e dejetos. Esta equipe atua na limpeza e lavagem de áreas específicas de cada subprefeitura que reúnem como principal características, vias tomadas pelo comércio intenso, ambulantes, ocupação desordenada das calçadas e leito carroçável além de feiras e comércio durante a madrugada.
Equipe Tipo II: A equipe atende, preferencialmente, áreas com grande circulação de pessoas, comércio intenso, baixos de viaduto, entorno dos SIAT (Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica), entorno dos restaurantes populares (Bom prato), pontos de distribuição de marmitas, alças de acesso a ponte, viadutos e praças ocupadas. Nesses locais as equipes recolhem todo o tipo de resíduos, realizando a limpeza de toda a área. Essas ações, são realizadas em consonância com a subprefeitura da região, e políticas públicas de assistência à População em Situação de Rua, como a Vila Reencontro.
Ambas as equipes contam com um Assistente Social cada, devidamente treinado, para dar apoio à equipe de limpeza, orientando no adequado acolhimento das pessoas no decorrer de todas as execuções de operações de limpeza, lavagem e desodorização dos logradouros.
Responsável pela coleta e transporte dos materiais recicláveis entregues voluntariamente pela população nos PEVs distribuídos pela cidade.
Serviço especializado na remoção segura e sanitária de animais encontrados em vias públicas.
Realiza a remoção de resíduos e entulhos abandonados irregularmente em vias e áreas públicas, restaurando a limpeza e a segurança do ambiente.
Instalação e manutenção de papeleiras em locais públicos, contribuindo para o descarte correto de pequenos resíduos e a limpeza urbana.
Executa atividades educativas e ações de revitalização em locais de descarte irregular, estimulando a conscientização e o respeito ao espaço público.
Gerenciamento e atendimento das unidades de Ecopontos, garantindo o correto recebimento e triagem dos resíduos entregues pela população.
Responsável pelo transporte dos resíduos coletados nos Ecopontos até os locais de destinação ambientalmente adequada.
Atuação em eventos públicos e situações emergenciais, como enchentes, deslizamentos ou mutirões extraordinários de limpeza, garantindo resposta rápida e eficiente.